Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Alimentos ajudam a prevenir o câncer de mama

19 de jan

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, depois do de pele não melanoma, e responde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano, segundo dados do Inca.

Além de tratamentos convencionais para combater a doença, alguns alimentos atuam como agentes quimiopreventivos e apresentam ação antioxidante, antiinflamatória, entre outros efeitos benéficos. A quimioprevenção consiste na utilização de agentes naturais ou farmacológicos com a finalidade de prevenir, retardar ou reverter a carcinogênese, processo no qual as células normais se transformam em células cancerígenas.

Por isso é tão importante adotar uma alimentação saudável que promove uma nutrição adequada e ajuda a prevenir e tratar doenças.

Dentre os compostos alimentares que exercem ação quimiopreventiva no câncer de mama destacam-se os peixes como salmão, sardinha e atum, além de grãos integrais, vegetais, como brócolis, couve-flor e rabanete. E ainda, algumas vitaminas como folato, A, C e E, presentes em frutas e verduras.

“Cada cor dos alimentos possui um composto bioativo que previne vários tipos de doenças, inclusive o câncer. Para quem já tem a patologia, a alimentação adequada, apesar de não curar, vai a tratar os sintomas e efeitos colaterais que o tratamento traz, como náuseas, diarreia e mal estar”, afirmou a nutricionista oncológica do Centro Capixaba de Oncologia (Cecon), Olívia Galvão de Podestá.

A nutricionista destacou que muitos desses efeitos colaterais inviabilizam o tratamento, o que reforça a ainda mais a importância de se alimentar bem.

“Se o paciente emagrece demais, apresenta muitas náuseas e mal estar, muitas vezes, nem pode dar continuidade ao tratamento”, explicou Olívia.

Serviço:
Conheça alguns alimentos com ação quimiopreventiva no câncer de mama:

- Peixes como salmão, sardinha e atum;
– Grãos integrais, como aveia, semente de linhaça, germe de trigo, gergelim
– Vegetais como brócolis, couve-flor, rabanete, couve-folha, nabo
– Cebola, alho, alho-poró, cebolinha

Deixe seu comentário