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As ferramentas digitais que melhoram a comunicação e organização da sua empresa

26 de set

O e-mail ainda é a forma preferida por muitas pessoas na hora de se comunicar internamente ou distribuir tarefas em uma empresa. Mas, graças à tecnologia, já existem aplicativos dedicados a organizar os fluxos entre equipes e departamentos, independentemente do ramo e do nível de dinamismo processual do seu negócio. Conheça a seguir algumas das ferramentas mais usadas na atualidade, tanto por startups quanto por grandes multinacionais.

Slack
Similar ao WhatsApp, a ferramenta permite conversas imediatas com a opção de mandar áudios, montar grupos (canais), reagir com emojis e dar reply nas mensagens, tudo em um ambiente seguro. O diferencial fica por conta da possibilidade de interação com outras ferramentas, como Dropbox, Hangouts, Google Drive, Twitter e também o Asana (que você conhecerá a seguir). Basta criar a conta da empresa e todos os colaboradores podem se conectar no computador ou celular, seja por sistema Android, Apple ou Windows.

Asana
A plataforma permite a organização de tarefas realizadas por uma mesma equipe/empresa, ou a simples consulta do status e prioridade dessas tarefas dentro do perfil do funcionário. Em outras palavras, é possível ver os afazeres do seu colega e a etapa do trabalho em que ele está, criar um fórum de discussão e dar o famoso check quando o projeto for concluído. Por fim, escolha a visualização das agendas no formato que mais te agrada entre lista, quadro ou cartões.

Inbox do Gmail
Se você é do tipo apegado ao bom e velho e-mail, mas sempre achou que ele podia disponibilizar funcionalidades um pouco mais modernas, está na hora de conhecer o Inbox do Gmail. A ferramenta permite colorir a lista de mensagens para uma visualização de acordo com o assunto, adicionar lembretes e configurar o recebimento de determinados e-mails para que apareçam no topo da caixa de entrada na hora que você quiser.

Spark
O Spark é um premiado e elegante gerenciador de e-mails que organiza suas mensagens de forma muito mais funcional. Com ele é possível criar assinaturas personalizadas para cada conta logada — que podem ser do Gmail, Yahoo, Outlook etc. — , além de anexar arquivos com integração direta para o Dropbox. O download é totalmente grátis, porém a ferramenta é compatível apenas com iOS e macOS.

Honeycomb
O Honeycomb é uma plataforma metodológica que, por meio de uma organização horizontal, deixa as etapas de trabalho mais transparentes e colaborativas. Nela é possível ver quem está encarregado de qual parte da estratégia, podendo escolher entre quem mais sabe do assunto ou quem mais se identifica.

Fantastical
O Fantastical é um calendário para plataformas Apple que pretende ser o mais amigável possível para o seu usuário. Com ele não é preciso selecionar o dia ou a hora de um compromisso: digite, por exemplo, “reunião quarta-feira às 14h30” e ele já faz todo o trabalho de agendamento. Para entender melhor as suas funcionalidades, assista o vídeo abaixo.

Evernote
Este aplicativo organizacional multiplataforma coleta, organiza e anota seus afazeres, no celular ou computador, e sincroniza tudo em um banco de dados individual. O programa permite compartilhar tarefas, exportar dados para o e-mail, classificar tarefas por prioridade ou prazo e muitas outras funções.

Fonte: Scup Brasil

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