Novo exame de sangue poderá detectar 8 tipos de câncer
Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Novo exame de sangue poderá detectar 8 tipos de câncer

15 de fev

Os avanços da ciência para a identificação precoce de tumores malignos têm evoluído bastante. Recentemente, pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo exame de sangue capaz de detectar oito tipos de câncer: ovário, fígado, estômago, pâncreas, esôfago, colorretal, pulmão e mama.

O teste é chamado de CancerSEEK. A pesquisa foi realizada com 1.005 voluntários, que apresentavam sintomas que já traziam um pré-diagnóstico de câncer. Quando aplicado nos voluntários, o teste identificou a doença e o órgão atingido em 70% dos casos – a taxa de sucesso variou entre 33% e 98% conforme o tipo.

Alguns tipos de cânceres, como o de ovário, fígado, estômago, pâncreas e esôfago, não existem exames de rastreio, e o CancerSEEK conseguiu identificar esses cinco tipos, apresentando uma taxa de sensibilidade de 69% a 98%.

A precisão cai para 43% em casos de pacientes com tumores no primeiro estágio de desenvolvimento, fase em que, geralmente, o câncer ainda não apresenta sintomas.

Na avaliação da oncologista do Centro Capixaba de Oncologia (Cecon) Juliana Alvarenga Rocha, o exame é promissor, mas precisa ser aprofundado para que seja capaz de detectar o câncer com mais precisão no estádio inicial.

“É um estudo muito interessante, mas precisa ser aprofundado, principalmente para que a doença seja descoberta quando ainda não apresenta sintomas. Nesse momento, ele se mostrou mais eficaz na identificação do câncer num estádio mais avançado, mas sem dúvida abre caminho para descobertas importantes. Exame de sangue é pouco invasivo, tem um custo menor e quase não oferece riscos ao paciente”, pontuou a especialista.

Deixe seu comentário