Vitória vai ganhar sua primeira fotogaleria
Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Vitória vai ganhar sua primeira fotogaleria

03 de ago

Um espaço expositivo, democrático e educativo, dedicado exclusivamente à arte da fotografia. Essa é a proposta da Mosaico Fotogaleria, a primeira inteiramente voltada à fotografia no Espírito Santo, que será inaugurada no próximo dia 9 e aberta ao público a partir do dia 10, em Vitória.

Idealizado pelos fotógrafos Gabriel Lordello e Tadeu Bianconi, que este ano comemoram 10 anos de parceria na agência de fotografia Mosaico Imagem, o espaço vai reunir trabalhos autorais de artistas capixabas, além de outros nomes do Brasil e do exterior.

“Há algum tempo planejávamos criar um espaço dedicado à fotografia fineart, onde as pessoas pudessem ver, sentir, refletir e também adquirir as obras. Esse projeto promete aproximar as pessoas à arte da fotografia, promovendo, ainda, um diálogo entre fotógrafos, artistas e o público”, explica Tadeu Bianconi.

Segundo Gabriel Lordello, as fotogalerias têm ganhado cada vez mais espaço no cenário nacional. E já era a hora de Vitória entrar nesse roteiro. “As fotogalerias são um espaço para sair do digital, ver as imagens impressas, imersas em uma atmosfera dedicada à apreciação de trabalhos únicos. A fotografia está se firmando cada vez mais como um objeto artístico contemporâneo, uma arte versátil e muito procurada por colecionadores”, afirma.

Exposição de inauguração

A exposição de inauguração da Mosaico Fotogaleria recebeu o título de “Tesselas”. A mostra, que conta com a curadoria de Lobo Pasolini, reúne trabalhos representativos da obra de Tadeu Bianconi e Gabriel Lordello ao longo de suas trajetórias individuais e revelam o olhar singular de cada um.

Algumas imagens já foram expostas no Espírito Santo, em outros estados do Brasil e também no exterior, e fazem parte das séries: “Simples (assim)”, “Wabi-sabi”, “Shadows and Fellings”, “Olhares Contemporâneos Sobre a Bulgária”, “Capixaba, a diversidade como identidade”. Mas também há fotos inéditas. No total, serão 15 obras expostas.

“Tesselas marca o lançamento das mostras e projetos que encontrarão na Mosaico Fotogaleria um espaço para agregar o fragmentado, compartilhar saberes, estimular o espírito de coletividade e as potencialidades da imagem”, explica o curador.

Entre as obras de Tadeu Bianconi, destaque para as fotografias de rua em preto e branco, que sempre foram um traço marcante na carreira do fotógrafo. O colorido também estará presente, principalmente em seus trabalhos mais recentes, que trazem leituras abstratas do dia a dia. Gabriel Lordello levará para as paredes da fotogaleria as cores das paisagens, folclore e a simplicidade do cotidiano.

Um espaço dedicado à arte

A Mosaico Fotogaleria vai apresentar ao menos quatro exposições por ano, e já tem mais três projetos agendados até o primeiro semestre de 2019.

Além das obras de Lordello e Bianconi, outros fotógrafos também terão suas obras no acervo da casa, como o carioca Orestes Locatel, o sergipano José Caldas, os capixabas Rogério Medeiros e Apoena Medeiros, o francês Pierre Etiene-Jay, além do alemão Ekkehard Grote.

 

Saiba Mais

Tesselas – Exposição de abertura da Mosaico Fotogaleria
Local: Rua Aristóbulo Barbosa Leão, no 500, loja 18, Shopping Victória Mall, Mata da Praia, Vitória
Visitação: 10 de agosto a 29 de setembro
Horário: 9 às 18 horas
Contato: (27) 3024 0307; (27) 99943 0831; contato@mosaicoimagem.com.br

Deixe seu comentário